Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Debate da Rede Globo é marcado por bate-bocas generalizados

Último debate da eleição presidencial, promovido pela Rede Globo, foi marcado por bate-bocas generalizados. Temas como homofobia e corrupção incendiaram os enfrentamentos

Publicado por Pragmatismo Político
há 10 anos

Debate da Rede Globo marcado por bate-bocas generalizados

Debate da Rede Globo foi mediado por William Bonner

No último debate entre presidenciáveis antes do primeiro turno das eleições, promovido nesta quinta-feira (2) pela TV Globo, acusações, bravatas e desmentidos de lado a lado levaram a diversos bate-bocas envolvendo praticamente todos os candidatos na disputa pelo voto do eleitor. Corrupção e homofobia, dois dos temas que mais incendiaram os sete convidados, dividiram espaço com questões como drogas e aborto entre os momentos mais quentes da jornada de pouco mais de duas horas.

Em um dos episódios de fogo cruzado, um embate iniciado há duas semanas no encontro promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na TV Aparecida (relembre aqui), chegou a cume no final da noite. Foi quando os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Luciana Genro (Psol) estiveram frente à frente, no formato concebido pela TV Globo, e o tucano se defendeu das acusações de que é “fanático da corrupção”.

Luciana, ciente de que falava para uma audiência maior do que a registrada no embate anterior, voltou à carga sobre o que ela considera “o sujo falando do mal lavado” – ou seja, Aécio e Dilma trocando acusações de corrupção, segundo a candidata. Ela falou sobre “privataria tucana” e “mensalão mineiro” como exemplos da corrupção do PSDB. Aécio respondeu dizendo que ela estava “sem a menor conexão com a realidade”, e que seu grupo combate o PT por ter “visão diferente de governo”.

“Você, que anda de jatinho e ganha um grande salário, não sabe a realidade do povo. Tu és tão fanático das privatizações e da corrupção que chegou ao ponto de fazer um aeroporto com dinheiro público, e entregou as chaves para o seu tio”, fustigou Luciana, ex-deputada expulsa do PT.

Com o dedo em riste, Aécio subiu o tom da voz e bradou: “Não seja leviana! Você não pode falar sobre o que não sabe. No meu governo, todas as obras públicas foram aprovadas. Acusações levianas não refletem o nível deste debate. Você não está preparada para ser presidente da República”, respondeu Aécio. “Não levante o dedo pra mim”, retrucou a candidata.

SAIBA MAIS: Quando, como e onde Marina Silva errou?

Além de Aécio e Luciana, o programa reuniu Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB), Pastor Everaldo (PSC), Eduardo Jorge (PV) e Levy Fidelix (PRTB), segundo o critério legal que obriga a participação nos debates de todos os presidenciáveis cujos partidos têm representação na Câmara. Com quatro blocos de discussão, em que o último foi reservado às considerações finais, o debate foi mediado pelo jornalista Willian Bonner. Os candidatos se revezaram em sistema de perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Houve sorteio e livre escolha de interlocutores e temas. Diferentemente dos outros três debates, não houve perguntas por parte de profissionais da imprensa.

Acusação de homofobia

Outro momento tenso do debate foi quando Eduardo Jorge fez uma reprimenda ao candidato Levy Fidelix, constrangendo-o a pedir desculpas aos homossexuais e à comunidade LGBT. No debate anterior, promovido pela TV Record, Levy fez discurso classificado como homofóbico. Na última quarta-feira (1º), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, abriu investigação preliminar para apurar o conteúdo da fala (confira e veja o vídeo).

“Você não tem moral nenhuma [sic] para me falar disso. Você, acima de tudo, propõe que o jovem consuma maconha. Isso é apologia ao crime. Ao aborto, apologia ao crime, está lá no Código Penal. Eu, apenas e tão somente, seguindo a Constituição, pedi para que as pessoas pensassem e repensassem, porque nós temos de ter famílias tradicionais”, disse Levy, que no debate anterior disse, entre outras coisas, que “aparelho excretor não é para reproduzir” e que homossexuais deveriam se tratar longe dele.

Eduardo Jorge, que esteve mais descontraído em outros debates, não se intimidou.

“Então, nós vamos nos encontrar na Justiça, quando o Ministério Público abrir o processo”, disse, desafiando Levy a processá-lo por defender o aborto assistido e a legalização regulamentada da maconha. Ele disse que “99,9%” do povo brasileiro se sentiu ofendido. “Quero reiterar que o senhor envergonhou o Brasil com a sua atitude.”

Luciana Genro também afrontou Levy ao criticá-lo sobre o mesmo assunto. Ela atacou o “discurso de ódio” do oponente.

“Tu apavorou, chocou, ofendeu e humilhou milhares de pessoas com aquele teu discurso homofóbico. Incitou o ódio, incitou o direito de uma suposta maioria de enfrentar os direitos de uma minoria. Isso já aconteceu no passado: resultou na escravidão, no holocausto, nos mais diversos tipos de genocídio. O teu discurso de ódio é o mesmo que os nazistas fizeram contra os judeus, que os racistas fazem contra os negros”, disse.

Levy não cedeu.

“Mentira sua, porque em nenhum momento pedi que as pessoas atacassem alguém. Muito pelo contrário. É o meu legítimo direito de defender a família, defender o povo, e apenas isso. As pessoas que façam de seu corpo o uso que queiram, têm seu livre arbítrio”, rebateu o candidato, afirmando seu direito à “livre expressão”. “Não estimulei nada. Você que turbinou, o tempo todo no Twitter, querendo me incriminar. Mentira sua!”

Luciana, que fez a tréplica, encerrou a discussão dizendo que religiosos ou ateus não compartilham do “discurso de ódio” do candidato do PRTB. Para ela, foi “criminosa” a suspensão do combate à homofobia nas escolas, porque Dilma cedeu à “pressão da bancada fundamentalista do Congresso”.

Alvo vermelho

Dilma foi o alvo preferencial de todos os adversários – Eduardo Jorge, no entanto, foi o que menos atacou a petista. Munidos da mais recente pesquisa de intenção de voto, em que Dilma continua abrindo vantagem e Marina está em empate técnico com Aécio, os opositores da reeleição partiram para a ofensiva.

Já na primeira intervenção, com pergunta dirigida para Dilma, Luciana fez discurso contra a própria Globo e os demais veículos de imprensa, que privilegiariam os três principais candidatos com espaços na mídia. Instada a falar sobre a corrupção na Petrobras, Dilma se defendeu dizendo que conduz propostas como a que se destinam, por exemplo, “a transformar caixa 2 em crime eleitoral”, entre outras com o objetivo de “acabar com a impunidade”.

Em mais de uma oportunidade, Pastor Everaldo e Aécio Neves escolheram um ao outro para centrar fogo em Dilma. O candidato do PSC pôs na mesa a denúncia de que a estrutura dos Correios em Minas Gerais estava a serviço do candidato do PT do governo, Fernando Pimentel. “É vergonhoso o que está acontecendo com nossas instituições”, disse Aécio, em discurso ensaiado com o interlocutor, que se queixou de que está sendo processado, nesse caso, por “falar a verdade” no horário eleitoral.

Capitalizando o fato de ter sido alvo de ataques de PT e PSDB nos últimos dias, a ex-senadora também pressionou Dilma – a ponto de, por duas vezes, continuar falando mesmo tendo esgotadas as respectivas rodadas de questionamento, sendo repreendida por Bonner. Uma dessas ocasiões foi quando Marina acusou Dilma de ter defendido, como agora faz Marina, a independência do Banco Central na disputa presidencial com o tucano José Serra, em 2010, e agora propugnar o oposto. Uma acusou a outra de confundir independência com autonomia.

A questão tem sido usada pela campanha petista para criticar Marina, e Dilma bateu nessa tecla dizendo que isso está escrito no programa da adversária. “Está falando a Dilma das eleições, e não a Dilma das convicções”, vociferou Marina, mencionando a “inflação alta” e a “interferência política” do Planalto na instituição financeira. “Informo à candidata que a inflação está sob controle”, replicou Dilma.

Revezamento de ataques

Aécio e Dilma estiveram frente à frente, por exemplo, quando a candidata reacendeu os temas da privatização da Petrobras e dos bancos estatais, atribuídas ao tucanato. Aécio deixou para responder depois perguntar a Dilma sobre sua relação com Paulo Roberto Costa, ex-diretor da empresa e delator de esquema bilionário de corrupção.

“Nós fizemos as privatizações em setores importantes como siderurgia, porque era necessário”, ponderou Aécio, acusando o PT de utilizar estatais como “cabides de emprego” e “projeto de poder”. “Vocês entregaram a Caixa [Econômica Federal] e o Banco do Brasil em situação extremamente precária. Acho estranho que o senhor trate com tanta leveza um tema como a privatização da Petrobras”, replicou Dilma. Ela lembrou, sem citar nome, a famigerada frase do ex-diretor do setor internacional do Banco do Brasil na gestão tucana, Ricardo Sérgio de Oliveira: as privatizações do PSDB estavam em curso “no limite da nossa irresponsabilidade”.

Willian Bonner teve de interromper uma pergunta de Pastor Everaldo a Aécio, porque ambos fugiram do tema (previdência social) e usaram o Programa de Aceleracao do Crescimento para continuar o ataque a Dilma. Em um dos poucos instantes de descontração do debate, Everaldo retomou a fala perguntando o óbvio: “O que o senhor acha da Previdência do Brasil?”, quis saber o líder religioso, arrancando as primeiras risadas da plateia.

Aécio ainda provocou Dilma sobre inflação alta e baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), em seu ponto de vista, e sugeriu que ela “fracassou” na condução da política econômica.

“A senhora acaba de nos brindar com uma pérola: ‘A inflação está sob controle’. Provavelmente a senhora considera também adequado o crescimento do Brasil durante seu mandato”, disse o tucano. Dilma reagiu: “Tem alguns momentos em que eu acredito que o senhor nega a realidade. Vocês tiveram a capacidade de colocar o Brasil de joelhos diante do Fundo Monetário [Internacional]”.

Entre os demais temas escolhidos para atacar Dilma, a política de “juros altíssimos”, segundo Eduardo Jorge; a legislação trabalhista (“Defendo que se faça uma reparação em relação ao fator previdenciário”, disse Marina); a política tributária “que favorece ricos em detrimento dos pobres”, de acordo com Luciana; o chamado custo-Brasil (grau de dificuldade para investimentos no país), “que se dá em logística de péssima qualidade, já que esse governo demonizou as privatizações”, nas palavras do tucano; a política internacional; a questão ambiental; e a segurança pública, com a problemática do sistema prisional (“Hoje, o bandido está solto na rua”, discursou Pastor Everaldo).


Pragmatismo Político

  • Sobre o autorPortal de Notícias
  • Publicações124
  • Seguidores1112
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1447
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/debate-da-rede-globo-e-marcado-por-bate-bocas-generalizados/143305494

192 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Em meio a essa geleia geral obscurantista, Aécio desponta como um diamante lapidado. continuar lendo

Que poético.

Só queria saber quais motivos fazem-no diferente de qualquer um que tava ali. continuar lendo

Perfeito, ganhou meu respeito ontem! continuar lendo

O Collor também era o salvador da pátria e deu no que deu. Confia no caráter do candidato. Que não comunga com uma falcatrua, para ter o poder pelo poder, sem preocupar-se com os meios de atingir o seu alvo. continuar lendo

O Aécio é até cômico quando fala do uso politico das estatais, quando ele e seu partido PSDB fazem a mesma coisa Brasil afora , no meu estado por exemplo,usam as empresas Celepar e Copel e seus comissionados sem escrúpulos para atacar o segundo colocado na pesquisa (comprovadamente de dentro das empresas). continuar lendo

Diamante lapidado, esse cara é um comediante, heheheehehehe. Diamante é algo muito precioso para você compará-lo ao Aécio Neves, quem sabe carvão se encaixa melhor. continuar lendo

Pessoal falando do Collor, PT fez a mesma coisa que o Collor... O Collor meteu a mão no Lugar errado, a Poupança, que pode ser sacada a qualquer momento. O PT colocou a mão no FGTS que a pessoa não saca a qualquer momento. Qual a diferença? Dinheiro do povo igual. continuar lendo

Nojenta, vergonhosa a dobradinha Aécio/Pastor Everaldo e Marina/Eduardo Jorge. Um conluio de farsantes e oportunistas! continuar lendo

Foste infeliz no teu comentário, cara poetiza. Basta ler as réplicas abaixo do teu post para comprovar isso. continuar lendo

É da política ser obscurantista e não ser claro quanto aos seus objetivos reais. O Aécio se sobressaiu, mas o diamante é negro em muitos pontos, os outros já escureceram o brilhante com demagogias pouco sustentáveis. continuar lendo

Aécio tem um monte de denúncias contra ele e é do lixo do PSDB continuar lendo

Diamante??? Lapidado ainda?? rsrsrs é pra rir muito né? Nem Diamante, carvão e nem chumbo, tá mais pra lata velha.
Um candidato que usa do oportunismo para ganhar voto é um candidato mal preparado, não estou falando que só ele é oportunista. Só que as benfeitorias da oposição ninguém reconhece.
Como diz o velho ditado, fale de idéias e não de pessoas. Seja sábio. continuar lendo

Vi comentários acerca do Collor e comparativos com o candidato do PSDB. Pelo que sei, hoje, o Senador Fernando Collor é ALIADO POLÍTICO DO GOVERNO LULA. E sinceramente, essas promessas eleitoreiras são as mesmas que vi em 1994, 1998, 2002, 2006, 2010 e, agora, 2014. Assim, me resta comparar e confrontar a realidade do que existe e do que prometem. Até o momento, por acompanhar seriamente a política no meu País, a única coisa que tenho certeza é que não será com nenhum deles que os problemas de corrupção irão acabar, pois nenhum se empenhou em defender a reforma política. continuar lendo

Sinto muito, mas um homem que apos Governador de Minas Gerais e atual deputado federal, é detido embriagado, carteira vencida e se nega a soprar o bafómetro, em um pais onde o trânsito mata mais que a própria guerra devido o álcool, sem falar das constante acusações que fazem dele por ai dele ser usuário de cocaína. continuar lendo

A Dilma, esconde a verdade o que acontece em nosso Brasil.... continuar lendo

Um gestor que desconhece o que faz os seus subordinados é no mínimo incompetente para ocupar o cargo. Lula se beneficiou com o mensalão, esquivou-se alegando desconhecimento. Não estava apto ao cargo. O mesmo Dilma. Porque o Fidel de Castro recebe R$. 50.000,00 do INSS brasileiro? O que fez por merecer este benefício.
Porque construiu um Porto em Cuba e não no Brasil? Será que águas cubanas são mais merecedoras que as brasileiras? continuar lendo

Segundo a Dilma, mais de 50 milhões de brasileiros recebem bolsa família. Isso equivale a 25% da população, certo? Essa bolsa é paga a quem recebe um ou mais salários? Não, né. Se quem trabalha recebe um ou mais salários, então temos 25% de desempregados. É isso que entendi??? continuar lendo

Quem acha aqui que no Brasil: "o governo é do povo, para o povo e pelo povo"? Talvez só esses políticos. Excelentes os comentários do Luiz Fabiani e do Carlos Simões. Pena que muito pouca gente entende. Lamentável e vergonhoso o que vivemos nesse país. As emissoras só enchendo nossos ouvidos de "pesquisas e mais pesquisas". Enfim, criar uma Arena para os políticos atuais como antigos gladiadores, ao final do "confronto", polegar para baixo... continuar lendo

"Porque o Fidel de Castro recebe R$. 50.000,00 do INSS brasileiro? O que fez por merecer este benefício."
De onde tiraram esta história sem sentido? Da revista Veja?

"Porque construiu um Porto em Cuba e não no Brasil? Será que águas cubanas são mais merecedoras que as brasileiras?"
Porque quem escreveu isso ou é hipócrita ou mal informado.
O vídeo abaixo é esclarecedor:
https://www.youtube.com/watch?v=1qh-ZzjbvJc continuar lendo

Marina Silva se contradisse por algumas vezes, sim. Qual pessoa nunca se enganou ou mudou de opinião? O problema está quando a mudança gera malefícios práticos. E, sinceramente, a Dilma mostrou isso muito bem. Por diversas vezes, eu vi esta mentindo. Como é? A Presidente da República MENTINDO?! É isso mesmo. Não estou de conversa fiada, não. Dilma mentiu sobre a reforma política que faria; mentiu que as obras da copa estavam em dia e seriam entregues à tempo; mentiu que o País estava crescendo, já quando estamos em recessão e com inflação que havia estourourado a meta; mentiu que é uma das que mais combateu a corrupção no governo, uma vez, que o Petrolão tá aí pra qualquer um ver; mentiu que não apoia os bancos sendo que essas instituições lucraram mais em toda a história do Brasil em seu governo; e, enfim, tantas outras mentiras e mudanças de palavra. Ah... Sem falar que a tão "querida" presidente Dilma jogou um Exército policial contra os manifestantes em Junho de 2013 e, mais recentemente, durante o protesto do final da Copa. Tentar desconstruir a biografia de uma candidata que nem Presidente é e já é reconhecida internacionalmente como uma das 50 pessoas mais bem preparadas para salvar o planeta das mudanças climáticas, sem dúvida, é vergonhoso e revoltante. Certa candidata que nem vereadora, eleita foi, hoje, presidente do Brasil, com a sua militância significativamente míope tenta conseguir esse feito. Preconceitos, Dilma sofreu durante o governo? Sofreu! Porém, hoje vejo que Marina tem sofrido muito mais. E pior: vindos da militância da nossa presidente. É revoltante. E quando se pensa que o cenário não pode piorar, ele piora, sim. Noticiários tem nos informando com bastante frequência que o PT tem instigado e promovido o ódio à Marina na surdina, e, ás vezes, visível para qualquer um ver. Eu apoiei Dilma em 2010. Na época, não pude votar, pois, tinha apenas 15 anos. Porém, fiz campanha incansável para todos que eu conhecia, promovendo aquela que se revelaria uma decepção para qualquer gente de bem. Hoje, já curado da "miopia", vejo o quanto errei em tê-la apoiado. Marina é a única entre os principais candidatos que apresentou um Plano de Governo. Ainda estou em leitura do documento, mas pode ter certeza, já vi que as propostas dela são as mais concisas, completas, coerentes e reais para serem postos em prática. Eu não desistir do Brasil! Vou junto com Marina, 40!!! continuar lendo

Ela aprendeu com o professor PLIM:

Pusilânime
Ladrão
Irresponsável
e
Mentiroso! continuar lendo

Boa tarde !

José é muito bom verificar uma pessoa tão jovem e com o pensamento de gente madura .Eu não votei na Dilma e nem no Lula pois se já matam ou morrem para serem presidente de sindicatos imagine da Republica.
A turma do PT e seus aliados roubaram muito , e vai aparecer mas muito mais
PARA O BEM DO BRASIL VOTE MARINA VOTE 40 E SEUS COLIGADOS
Abraço continuar lendo

Você só tinha 15 anos na época? Cara, o Brasil precisa de gente interessada em política feito você. Parabéns pelo português, também. :-) continuar lendo

Excelente, José Berrnadino. Eu, ao exemplo do Dalmir Silva, também não votei no "cara" e nem na "coroa". Meu título não é moeda. Mas temos que mudar. A mídia escolhe um candidato e empurra para o povo com excessivas propagandas, notícias e pesquisas. Os prisioneiros do Mensalão refletem a imagem dos governos do PT. Com a "saída" do ex-ministro Joaquim Barbosa o símbolo da Justiça Brasileira deixa de ser a espada para ser uma foice, a balança passa para um lado, tirando o equilibrio e, finalmente, os olhos já não são vendados há doze anos, portanto, precisamos mudar. Acabar com a corrupção que os líderes "não sabem de nada": mensalão e petrolão, copa, educação, saúde. Roubam e ainda recebem acordo de "delação premiada", uma vergonha! O PT teve a chance de mudar o Brasil, mas fez para pior. Não é de se estranhar os antecedentes dos seus integrantes. Marina tem que acabar com isso. Mudar o STF, mudar o Brasil. Devolver o governo AO povo, porque É DO povo e é PELO povo, pois por enquanto, pertence aos que legislam em causas próprias - os políticos que aí estão. continuar lendo

Você estará errando novamente, procure sobre o desmatamento no Acre, o marido da Marina hoje é um dos madeireiros que faz isto naquela região. Ele tinha um bom emprego arranjado pelo PT até ela ser indicada candidata a Vice-Presidência. Em 2010 ela sabia de toda a podridão do PT e como ela não ganhou para ir para o segundo turno, se absteve de ajudar o país apoiando Serra permitindo que, assim o PT chegasse no poder para continuar o roubo dos cofres públicos. Ela elogia Lula até hoje, quando todo o mundo jurídico, agora, de posse de provas sabe que Lula foi o chefe dos mensaleiros e agora também do rombo na PETROBRÀS, Dilma também e de novo os mensaleiros. Plinio fundador do PT dizia que Marina nunca foi sincera ou confiável, preciso dizer mais? Vá ler mais sobre a vida de Aécio e seus projetos sem preconceito algum e você concordará comigo! continuar lendo

Que pessoas com o pensamento como o seu se multipliquem por todo o Brasil. continuar lendo

José Bernardino, porque no Acre ninguém vota na tua Santa? Ela esta entre as 50 traidores da pátria, a tua santa é uma sereia do chorume. continuar lendo

José Bernardino de Freitas para "Representante dos Interesses do Povo Brasileiro"

Não Nos Decepcione, Hein!?! ;D

@clube_contato continuar lendo

Este formato de debates que as emissoras mantem, na minha opinião não serve para nada, Um Candidato fala que é vermelho o outro fala que é azul termina a discussão e o eleitor não sabe quem falou a verdade, poderia o jornalismo da emissora apurar a verdade de uma forma isenta e mostrar a verdadeira situação, aí sim teríamos como saber qual seria o candidato menos pior. continuar lendo

Caro Ronaldo!

Estou contigo.

Esses debates com perguntas pré aprovadas, candidatos dizendo que "VÃO FAZER" mas não tem como saber se é possível, creio eu ser uma verdadeira Novela cheia de mentiras, de candidatos indo às favelas, abraçando crianças, fazendo promessas vãs.

Nada se aproveita desses debates, desculpe, há uma coisa sim; economia de energia elétrica desligando os "aparelhos de imagem e som".

Qualquer um que entrar será tão igual ao outro que se o adversário fosse vice do eleito seria a mesma......................coisa.

Creio haver faltado a candidatura de um importante político, o TIRIRICA; esse sim, faz o povo rir com suas palhaçadas, os demais causam apenas apreensão. continuar lendo

Assim fomos criados. Os pais fazem o dever de casa dos filhos; canções de ninar aterrorizam as crianças com frases de violência e terrorismo, causando somente seres humanos com grandes sentimentos de culpa, que as religiões aproveitam para angariar lucro com a apologia ao medo.
Por isso, termos nossas próprias opiniões e capacidade para discernir as questões politicas e até mesmo participar é praticamente um desafio, diante das condições paternalistas que fomos criados.
É triste a apatia dos quadros políticos no Brasil e também muito perigosa a possibilidade de criação de um clima de ingovernabilidade, que é muito pior que inflação, corrupção e juros altos.
Temos que bater no próprio peito e reconhecer nossa cultura pífia de valores construtivos e, reconhecendo isso, tentar nos programarmos para vivências de uma nova cultura construtiva, e, então, a participação das pessoas de bem é fundamental.
Enfim, tudo isso para dizer que o jornalista não pode emitir opinião, principalmente em debate político com regras disciplinadas por lei. Devemos lembrar a eleição do Collor, onde uma emissora de televisão fez um resumo do último debate, privilegiando descaradamente o discurso de Fernando Collor.. continuar lendo

Realmente somente o Bradesco e a Globo com o IBOPE. continuar lendo

Ronaldo!
Concordo plenamente com a sua observação. A imprensa tem a obrigação de fazer a verificação dos fatos que estão sendo abordados e respondidos, para que os leitores, ouvintes e/ou telespectadores, tenham a informação fidedigna. continuar lendo