Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Mulheres constrangidas no ambiente de trabalho

Conheça 10 situações constrangedoras e sexistas que mulheres passam no ambiente de trabalho e que para boa parte dos homens são cenários difíceis de imaginar

Publicado por Pragmatismo Político
há 10 anos

Mulheres constrangidas no ambiente de trabalho

Ser ignorada, confundida com a senhora do café ou marcada como em “risco de maternidade”. Essas são algumas das situações que as mulheres passam no ambiente de trabalho, de acordo com relatos colhidos pelo projeto Everyday Sexism e divulgados pelo The Guardian.

Para a maioria dos homens, são cenários difíceis de imaginar. Para as mulheres, são bem familiares.

Confira algumas das situações mais comuns, segundo depoimentos ao Everyday Sexism:

1 – Ser confundida com a secretária

“Embora eu tenha sido uma figura sênior em reuniões com clientes, quando todos os outros participantes são homens espera-se regularmente que eu seja a pessoa que vai fazer anotações e distribuir bebidas.”

2 – Ser confundida com a moça do café

“Visitantes internacionais da sede da empresa vieram para uma reunião em que eu, a única mulher na gestão, tinha que relatar. Entrei com o meu relatório e me pediram café, com duas colheres de açúcar.”

3 – Ser chamada de “boa menina”

“Me chamaram de ‘boa menina’ quando oferecia ideias para a gerência. Levantei as sobrancelhas e disse ‘me desculpe, acho que não entendi essa’. Uma outra pessoa apenas repetiu o que tinha sido dito. Uma vez chamei um deles de ‘bom menino’, mas não em uma reunião. Ele pareceu entender o que quis dizer, mas disse que ‘não tinha sido intencional fazer aquilo’.”

4 – Ser acusada de estar na TPM

“Minha colega tinha que buscar alguém em outro departamento por não cumprir um prazo da papelada. Quando ela foi falar com a pessoa sobre isso, a resposta foi: ‘É aquele seu período no mês?’.”

VEJA TAMBÉM: "Mulher que posa para fotos íntimas não cuida da moral"

5 – Ser questionada se há um homem disponível em vez de uma mulher

“Trabalhando em um escritório de advocacia, ouvi muitas pessoas no telefone pedindo para falar com um homem em vez de mim. ‘Nada pessoal, mas nós preferimos um homem’.”

6 – Ter uma ideia ignorada e depois vê-la ser aplaudida ao ser repetida por um homem

“Uma amiga minha, em uma reunião de trabalho, propôs uma solução simples para um problema recorrente. Olhares em branco do grupo e um ‘nós nunca fizemos isso dessa forma’ da gerente sênior. Um colega do sexo masculino, em seguida, fez a mesma sugestão e todos acenaram com entusiasmo.”

7 – Ser perguntada sobre planos de saúde para crianças

“Durante a minha entrevista para o posto que ocupo atualmente fui questionada se tinha planos de ter mais filhos e sobre o plano de saúde infantil que contratei. Todas as vezes as perguntas eram precedidas de ‘eu não deveria perguntar isso, mas…’. Será que teriam me perguntado isso se eu fosse um candidato do sexo masculino?”

8 – Ser considerada em risco de gravidez

“Eu tive uma entrevista para um emprego para uma pequena empresa, quando eu estava em meus 20 anos. O sócio sênior da empresa me disse que não iria me contratar porque eu provavelmente iria engravidar e pegar licença maternidade. E que se eu repetisse o que ele disse, ele iria negar.”

9 – Ser acusada de ter um cérebro de bebê

“Disseram-me no meu primeiro dia de volta [de licença-maternidade]: ‘Você nunca vai ser a mesma para nós agora que você tem um cérebro de bebê.”

10 – Evitando as mãos bobas

“Eu tinha 22 anos, recém-formada na universidade e trabalhava em um período experimental de três meses em uma empresa muito pequena – somente eu e o chefe, que era casado e tinha filhos da minha idade. Um dia eu estava ocupada com o arquivamento e o chefe veio por trás de mim, passou os braços em volta de mim e enfiou a língua na minha orelha. Empurrei-o para longe e disse para não fazer isso de novo. Acabei sendo demitida uma semana mais tarde, porque eu não teria um caso com ele.“

Fonte: Pragmatismo Político

  • Sobre o autorPortal de Notícias
  • Publicações124
  • Seguidores1112
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1402
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mulheres-constrangidas-no-ambiente-de-trabalho/130178101

9 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Quando trabalhava em escritório alheio passei por algumas das situações citadas. Enfrentei clientes pensando que eu era secretária (e me tratando como tal) e tive ideias ignoradas que foram muito festejadas quando repetidas pelos colegas do sexo masculino. Nessa segunda situação, o mais triste, é que em geral, a primeira pessoa que puxa os aplausos (para o colega homem), é uma colega do sexo feminino. Por isso mesmo, ainda hoje algumas delas ainda permanecem no mesmo lugar onde as deixei. E eu tenho meu próprio escritório. "Meninas", não desanimem. Os obstáculos existem para serem superados! As mulheres não precisam perder a feminilidade para se imporem. Basta que mudem a forma como educam seus filhos homens e construirão um mundo mais justo. continuar lendo

Apesar de estarmos no século XXI, muitos conceitos continuam vivos e fortes...talvez apenas um pouco maquiados pra dar uma disfarçada, mas ainda continuam ali.
Que as mulheres são capazes, fortes, inteligentes, determinadas, corajosas e muitos adjetivos mais, não é novidade pra ninguém, isso é fato.
No entanto, é fato também que cada sexo tem atributos do próprio sexo.
Vivemos disfarçando muita coisa: que ninguém é homo fóbico, que ninguém é racista, que ninguém discrimina e que os valores entre homens e mulheres são iguais...ai ai...quem dera isso fosse tudo verdade!! continuar lendo

Se eu der uma opinião ousada sobre algum tema do Direito sendo criticada, e logo depois disto, um jurista famoso fizer o mesmo e for aplaudido, não vou achar que foi sexismo. Simplesmente ele é mais experiente do que eu e é natural que as pessoas deem ouvidos a ele e não a mim. Ainda preciso comer muito arroz com feijão jurídico para ser que nem a Carmem Lúcia!
Achei injusto no início do texto afirmar categoricamente que homens não passam por injustiças no ambiente de trabalho. Um homem que tem uma ideia roubada por um colega vai achar, que o colega é mau-caráter. Por que nós recorremos tão rapidamente ao sexismo quando o mundo está cheio de canalhas ou pessoas mais experientes?
Além disso, os problemas sexistas também se aplicam aos homens. Quantos homens deixaram de serem ouvidos só porque apareceram lindos pares de pernas (intencionais) numa sala? Conheço advogadas que para determinadas audiências colocam um vestidinho mais simpático, porque sabem que o juiz presta atenção.
Enfim, termino dizendo que seria bom ouvir o outro lado também. Só porque este lado não é dado a se queixar, não significa que ele inexiste. continuar lendo

Amigas. Não usem os famosos TERNINHOS. nem preto. Isso me deprime, tanta roupa bonita, lógico eu nõ quero ver meu colega homem de peito de fora, tem que ter certa noção de limite, mas: TERNINHOS E PRETO!!!!!! NÃO. NÃO, NÃO. continuar lendo